segunda-feira, 25 de julho de 2011

O agir de DEUS na nossa vida !


“O agir de Deus é lindo, no começo tem provas amargas, mas no fim tem o sabor do mel.” Foi com essa mensagem que saí do Presídio de Segurança Máxima de Dourados na última sexta-feira, dia 28, na ocasião, participei como mestre de cerimônia da formatura de 16 internos, que mesmo dentro da “prisão”, tiveram a oportunidade de estudar e concluir o Ensino Fundamental.
Uma cerimônia regada à simplicidade e muita emoção. Alguns usavam trajes de gala, cujo terno e gravata moldavam o sorriso do jovem recém-formando; outros usavam tênis e camisa do time do coração, e todos irmanados num único sentimento, o da realização pessoal de cada um dos indivíduos, que se confundia aos olhares amorosos e delicados dos professores que, da platéia, aplaudiam seus heróis.
Pude anunciar cada um dos 16 estudantes e ver cada um deles receber da mão de um ente querido, o certificado que, simbolicamente, representava a conclusão de mais uma etapa cumprida.
Quem dera o “sistema” adotasse em cada sela de presídio uma sala de aula. Quem dera fosse assim, em todas as cadeias deste país.
O discurso emocionado da diretora. A delicadeza da professora na hora de abraçar confiantemente seu aluno. No presídio de Dourados realmente a uma grande escola.
Saí de lá com outra visão de mundo. Saí de lá acreditando ainda mais na renovação positiva do ser humano. Saí de lá com a certeza de que estender a mão e dar um abraço não apaga o erro, mas sem dúvida alguma pode evitar que novos desastres aconteçam.
Parabéns aos responsáveis pela escola dentro do presídio, ela realmente é o caminho certo.
Parabéns aos que mesmo trancados fisicamente, ousaram viajar no conhecimento e escrever um novo capítulo de vida, fazendo da educação o protagonista principal da transformação interior.
Hoje, mais do que nunca, devemos acreditar na educação e fazer dela nossa principal bandeira. Não falo da educação moldada nos famosos “decorebas”, mas sim da educação empreendedora, altamente capaz de transformar erros em acertos, onde o cidadão siga seu caminho praticando e fazendo o bem.
Viva a educação! Viva nossos professores! Viva os que mesmo trancafiados em presídios, estudam e fazem da cadeia um aprendizado bom.

Nenhum comentário: